Busca de Produtos



PRODUTOS
Cilindro de Parede Fina
Cód. SM-1423
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios de Cilindro de Parede Fina. Além dessas vantagens, temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto
Descrição
 
Uma unidade montada na bancada para estudar o esforços e a tensão em um cilindro de paredes finas sob pressões internas. Uma válvula de alívio de pressão na bomba manual é ajustada e testada de fábrica. O componente principal desta unidade de bancada é um cilindro de alumínio de paredes finas. É selado de um lado com um pistão que pode ser reposicionado com uma roda de mão. Isto torna possível criar o estado de tensão de dois eixos de um recipiente selado ou o estado de tensão de eixo único de um tubo. O cilindro é cheio com óleo e é selado. A pressão interna é gerada com uma bomba hidráulica ativada manualmente e exibida em um medidor de pressão de fácil leitura. Cinco "strain gauges" são fixados ao redor do perímetro em ângulos de 0º, 30º, 45º, 60º e 90º para a deformação do volume do eixo do cilindro. A unidade é usada em conjunto com o amplificador de sinal.
 
Os resultados obtidos a partir dos experimentos usando cilindro de parede fina demonstram os métodos de cálculo e concepção para tubos e recipientes sob pressão comumente aplicados na prática. As tensões principais são variáveis chaves no cálculo e no projeto de tanques do vapor, de vasos de pressão e de tubulações.
 
As tensões e as deformações que ocorrem num recipiente não são medidas diretamente, mas são determinadas pela medição das deformações na superfície usando "strain Gauges". O aparelho é usado para analisar esforços e tensões em um cilindro de paredes finas submetido a pressão interna. O cilindro cheio de óleo é fechado numa extremidade e um pistão móvel na outra extremidade. Isto convenientemente permite que a unidade seja aberta ou fechada. Um volante com um eixo roscado é usado para mover o pistão. Dois casos de carga são representados: estado de tensão biaxial de um cilindro fechado, tal como um tanque de caldeira e estado de tensão uniaxial de um recipiente aberto, tal como um tubo. 
 
A pressão interna é gerada dentro do cilindro por um cilindro hidráulico e um fuso. Um manômetro indicará a pressão interna. Medidores de deformação são ligados à superfície do cilindro para registrar as deformações. O amplificador de medição fornece uma leitura direta das tensões medidas. Para auxiliar e visualizar a avaliação da experiência, os dados de medição podem ser importados para o software aplicativo.
 
O círculo de Mohr para análise de compressão e de deformação é usado para representar, graficamente, a conversão da deformação e determinar os principais esforços. Os principais esforços são calculados a partir das principais tensões aplicadas as equações de elasticidade.
 
Experiências
 
Medição da deformação utilizando "strain gauges".
Aplicação do Círculo de Mohr para análise de tensões e de deformações, determinação dos principais esforços.
Determinação das principais tensões: tensões axiais e circunferenciais em magnitude e direção
* Em um recipiente aberto (tubo)
* Em um recipiente fechado (tanque da caldeira)
 
Comparação de vasos abertos/fechados.
Determinação da razão de Poissons.
Investigação de correlações entre tensão, pressão e estresse no estado plano biaxial.
 
Especificações
 
Analise dos esforços e tensões em um cilindro de paredes finas sob pressão interna.
Cilindro utilizável como tubo aberto ou tanque fechado.
Aplicação do medidor de deformação na superfície do cilindro em vários ângulos.
Cilindro hidráulico com fuso para gerar pressão.
Sistema hidráulico hermeticamente vedado, sem manutenção.
 
Dados técnicos
 
Cilindro de alumínio
Comprimento: 400mm
Diâmetro: d = 75mm
Espessura de parede: 2.8mm
Pressão interna: máx. 3.5N/mm² (35bar)
 
Aplicação do "strain gauge"
5 "strain gauges": Meia Ponte, 350Ohm
Ângulo para o eixo do vaso: 0º, 30º, 45º, 60º e 90º
Fator do medidor: 2.00 +/- 1%
Tensão de alimentação: 10V
 
Medidor de pressão
0 ... 60bar
 
Programas
 
O sistema é equipado com "strain gauges" instalados na posição de arco e longitudinal/esforço e um amplificador de "strain gauge" universal com interface de software baseada em janela no computador para exibir e medir a tensão no cilindro.